sexta-feira, 7 de março de 2008

Para aqueles dias


Tem dias. Hoje é um daqueles. Aquele dia que você não suporta olhar para cortina bege da sua sala. Não. Meu gosto não é tão ruim assim. Eu não decorei minha casa com essa cor sem graça, estou no trabalho. Como se não bastasse, as divisórias (não existe parede!) são de cor idem.

Se eu olhar para o lado vejo divisórias por todos os lados. Se eu olhar acima, vejo PVC branco. Quando eu respiro, respiro ar refrigerado.

O único verde que meus olhos alcançam é o da grama bem podada. Tão podada quanto nós.

Enquanto isso a rua emite ruídos de sirenes, de carros, ônibus que levam e trazem e pessoas... quantos destinos. A tela do computador me mostra toda escala de cores Pantone que não posso ver nas ruas. O mp4 reproduz todos os sons que não posso ouvir de perto.

O jornal, on-line, me conta o que acontece lá no Japão. E ali no meu bairro. Se não fosse o noticiário talvez eu nunca saberia que o vizinho morreu, a padaria foi assaltada, e a escola não tem vagas. Eu não vivo ali.

Nessa sexta, o céu brilha azul lá fora. Se abrir a cortina poderei vê-lo num azul-escuro, por causa do forte insufilme na janela, posto ironicamente para não deixar o sol entrar. Pobre sol. Pobre da minha pele.

Enquanto isso eu sinto que a terra gira sob meus pés e minha cabeça. As pessoas sofrem e são felizes lá fora, cada um com sua vida, seu trabalho, seus problemas.

Comunicólogos são seres irônicos por natureza. Estudamos para cuidar da imagem alheia. Seja para mantê-la ou para vende-la. Mas não cuidamos nem da nossa própria imagem. Ficamos o dia todo no bege, não interagimos, não sentimos o nosso redor. Não cuidamos nem da nossa imagem.

Prossigo o dia na sala bege, com a mesa bege, onde o computador que era branco ficou bege, as cortinas são de cor idem, o teto é de petróleo, e as janelas são pretas pra não me deixar ver o céu, nem o sol me tocar. Feliz é a grama podada, pois, mesmo que podada, ela ainda pode sentir o que acontece lá fora.


PS: a foto é do site sxc.hu, porque não ando com meu arquivo de fotos por ai...

PS2: eu to legal gente... é só uma analise, entre minhas linhas, do quanto o ser humano é medíocre e a comunicação é hipócrita.

Nenhum comentário: