quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Cortando Couve


Há dois anos, quando decidi fazer Comunicação Social, disseram-me ser curso de maconheiro; quando mulher dizem mais: curso de "cortar couve", ou seja, curso de "esperar marido", já que você não terá emprego.
Quando disse que faria Comunicação, com gestão em Comunicação Integrada, aí ninguém entendeu mais nada. Mas que diacho de coisa seria essa tal de Comunicação Integrada?
Recebi um card de uma empresa de Comunicação Integrada (sim! Elas existem!) que define em linguagem simples o curso que me graduarei em breve:
“Comunicação Integrada é uma filosofia, uma nova forma de trabalhar a comunicação que pretende enxergar as necessidades dos clientes de maneira global, utilizando as ferramentas disponíveis transdisciplinar e sistematicamente. O foco é o sucesso do cliente, o que para nós significa otimizar recursos, potencializar resultados e minimizar custos. Comunicação Integrada é muito mais que pensar a comunicação do ponto de vista das Relações Públicas, do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda e do Design. É pensar em todos os processos e áreas que necessitam da comunicação para obterem um melhor rendimento, da administração à arquitetura. Tudo para formar a imagem adequada da empresa junto ao seu público estratégico.”

Em suma, o profissional da Comunicação Integrada, está apto para transitar em todas as áreas da comunicação.

É provável, muito provável, que eu não corte couve daqui há algum tempo. É certo, pode apostar, que não ficarei rica. Pode ser que eu sofra ameaças políticas se for jornalista, pode ser que alguma empresa (ou um governador) peça minha cabeça pelas minhas reais críticas. Pode acontecer muita coisa, pois a área é imensa, e comunicólogos trabalham muito, além de cortar papel e tirar fotos. Acreditem.

Nenhum comentário: