terça-feira, 16 de junho de 2009

Apatia

Apatia
s. f.
1) Falta de energia;
2) Indiferença;
3) Indolência.


Não consigo entender a lógica de se fazer pela metade. A razão de se ter um copo meio vazio. Qual o sentido em não se dedicar por completo, em dar tudo de si? Porque não fazer o 100%, por que não fazer o impossível? Não consigo entender a lógica. Nunca fui boa com lógica, aliás. Talves seja isso. Porque eu simplesmente não consigo dar pontos à quem faz pela metade.
Mais do que isso. Não consigo entender quem tem sonhos miudos, quem pensa tão pequeno. E mesmo tendo tão micro sonhos, não corre atrás de nenhum deles. Queria ver mais gente traçando uma reta, e seguindo. Traçando metas, e alcançando cada uma delas. Gente que não espera cair do céu. Que gosta de coisas mais produtivas do que bestas. Entendo que ambição demais é defeito, ambição de menos, também. Pra tudo se tem uma medida.
A palavra do momento é "apatia". Porque anda faltando energia nas pessoas. Eu sei que as vezes falta. Porque tem dia que falta em mim também. Mas, mesmo cansada, mesmo com toda dificuldade, quando o cavalo passa selado, a gente monta. Porque ele não vai passar de novo. Então, temos duas escolhas: ou senta-se na varanda e assiste a vida acontecer, esperando que algo apareça na frente dos seus olhos; ou aventura-se no mundo correndo atrás daquilo que se quer pra sua vida. É tão óbvio saber o que é melhor que não consigo entender a lógica de se passar uma vida longa na varanda. Simplesmente não entendo.

Um comentário:

Rute Faria disse...

Agora sim você falou minha língua. Se tem uma coisa que não consigo ser é apática.

=)